Ir para conteúdo principal

Imprensa

Justiça do Trabalho de São Paulo participa da campanha Outubro Rosa

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região está engajado mais uma vez na campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Os principais prédios do TRT-2 na capital paulista estão com iluminação especial na cor rosa, símbolo do movimento. Confira, nas fotos abaixo (da esq. para dir.), como estão as fachadas do Ed. Sede (Consolação), Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (Barra Funda) e Fórum Trabalhista da Zona Leste.

  

Neste ano, a campanha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) tem como tema Câncer de mama: vamos falar sobre isso?. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. 

Nesse sentido, a campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que, para mulheres de 50 a 69 anos, é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; e informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

O movimento conhecido como Outubro Rosa começou na década de 1990, e foi criado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Inca participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.
 

Voltar
"Rolar para o top"