Nossa história

Criado em 1941 como Conselho Regional do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região passou a fazer parte do Poder Judiciário em 1946. Naquele tempo, a jurisdição compreendia os estados do Paraná e Mato Grosso, além de todo o estado de São Paulo. 

O Regional era composto por Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), que contavam, cada uma, com um juiz-presidente e dois juízes vogais, sendo um representante dos trabalhadores e outro dos empregadores. O segundo grau era formado pelos juízes de tribunal e também por juízes classistas, um para cada representação. 

Com o passar dos anos, o país industrializou-se e os centros urbanos desenvolveram-se. O TRT-2 viu sua demanda crescer, apesar da diminuição da jurisdição do Regional, que hoje abrange a região metropolitana  e a Baixada Santista. A CLT passou por mudanças. Saíram de cena as juntas de conciliação e julgamento, entraram as varas do trabalho. A figura dos juízes classistas foi extinta. A Justiça do Trabalho ganhou novas competências, modernizou-se. Hoje, com 217 varas, composto por 94 desembargadores, cerca de 500 juízes e mais de 5.000 servidores, o TRT-2 é o maior tribunal trabalhista do país. 

Conheça mais sobre a história do Tribunal, o acervo de fotos, documentos e processos em nosso Centro de Memória Virtual.
 

Atualizado em 31/10/2023
por Centro de Memória
Rolar para o topo